O direito aplicável ao mérito da causa na arbitragem de investimento

considerações sobre a lex causae

  • Hugo Cardona JM BENEYTO & ASOCIADOS

Resumo

A questão do direito aplicável ao mérito do litígio entre um investidor estrangeiro e um Estado de acolhimento de capitais no contexto da arbitragem internacional, é um dos aspectos mais complexos e polêmicos do Direito internacional dos investimentos. Uma característica intrínseca deste debate é a interação entre o Direito interno e o Direito internacional. Por outro lado, a determinação adequada do direito substantivo aplicável é crucial para a validade da sentença arbitral e é, portanto, um assunto chave por vezes subestimado pelos tribunais arbitrais internacionais. Através da exposição do diálogo entre os sistemas jurídicos, este artigo fornece uma guia dos princípios relativos à lex causae, destacando-se a substância sobre o processo. Finalmente, sugere como os tribunais arbitrais podem promover a previsibilidade abordando adequadamente os três problemas identificados da lex causae na arbitragem de investimento.

Biografia do Autor

Hugo Cardona, JM BENEYTO & ASOCIADOS

Advogado especializado em arbitragem internacional com especial atenção ao setor da energia.

Mestre em Direito dos Negócios Internacionais pela Universidade Complutense de Madrid e Mestre em Direito da Energia pela Universidade Europeia de Madrid. Membro do Chartered Institute of Arbitrators (MCIArb)

Membro da instituição acadêmica líder na Espanha em ADR Centro Internacional de Arbitragem, Mediação e Negociação (CIAMEN),  e Associado do escritório boutique de arbitragem  JM Beneyto & Asociados, Madrid, Espanha.

Publicado
2022-04-11
Seção
Doutrina nacional e internacional